O dólar de Hong Kong é a moeda legal da Região Administrativa Especial de Hong Kong da China. O código ISO 4217 para o dólar de Hong Kong é HKD. Entre as moedas mais negociadas do mundo, o dólar de Hong Kong ocupa o nono lugar. Em junho de 2023, a moeda equivalente do dólar de Hong Kong ao euro é:
- 1 euro = 8,56 HKD
- 1 dólar HKD = 0,12 euros.
História do dólar de Hong Kong
Em 1841, na época do estabelecimento de Hong Kong como um porto livre, o enclave não tinha moeda oficial. A libra esterlina, a rupia indiana ou o real espanhol de a ocho (o peso mexicano) eram usados indistintamente.
No entanto, devido à escassez de circulação de pesos mexicanos nesta área asiática, em 1895, as colônias asiáticas britânicas de Cingapura, Malásia e Hong Kong solicitaram à metrópole que fornecesse as moedas de prata necessárias. Eventualmente, Londres permitiu que dólares britânicos fossem cunhados nos Estabelecimentos do Estreito e em Hong Kong. Em 1935, o dólar de Hong Kong foi estabelecido como unidade monetária.
Mas, dez anos depois, durante a ocupação japonesa (de dezembro de 1941 a 1945), o único meio de pagamento permitido na área era o iene japonês, que foi declarado nulo após o fim da guerra mundial, recuperando-se nas transações mercantis e para a população, o dólar de Hong Kong.
Atualmente, a Declaração Conjunta Sino-Britânica e a lei básica de Hong Kong estabelecem que o enclave tem total autonomia para emitir sua própria moeda. Supervisionada pela Autoridade Monetária de Hong Kong, a moeda é emitida por 3 bancos locais e pelo governo.
O sistema monetário do enclave é totalmente sustentado pelo dólar americano, e estima-se que Hong Kong tenha mais de setecentos bilhões de dólares americanos, um dos maiores depósitos do mundo.
Moedas do dólar de Hong Kong
Em 1863 foram introduzidas as primeiras moedas de 10 e 1 cêntimos e 1 mil. Três anos depois as de 1 dólar e meio, assim como as de 20 e 5 centavos. Todas foram cunhadas em prata, exceto as de 1 centavo e 1 mil, que eram de bronze.
As 1.000 moedas foram eliminadas logo em seguida, com a cunhagem do dólar e meio dólar cessando em 1868. A moeda de meio dólar voltaria a circular em 1890. Após o período de ocupação japonesa durante a Segunda Guerra Mundial, moedas de cuproníquel com um valor nominal de cinquenta centavos foram emitidos em 1951, que se tornou latão na década de 1970.
Um pouco antes, na década de 1960, as moedas de um dólar eram cunhadas na liga de cobre-níquel chamada cuproníquel. Na década de 1970, moedas de cuproníquel de $ 2 e $ 5 e moedas de vinte centavos de latão foram introduzidas.
Uma nova moeda bimetálica de dez dólares (1994) foi introduzida em Hong Kong já na década de 1990. Um ano antes, em 1993, começaram a desaparecer de circulação as moedas com a efígie de Elizabeth II, que foram substituídas por símbolos do enclave, como a flor Bauhinia blakeana.
Ainda assim, as moedas com o retrato do monarca britânico continuam a ter curso legal em território de Hong Kong. As seguintes denominações estão atualmente em circulação em Hong Kong:
- moeda de $ 10
- moeda de $ 5
- moeda de $ 2 e
- moeda de $ 1
E essas moedas:
- Moeda de 50 centavos de dólar
- Moeda de 20 centavos de dólar e
- Moeda de 10 centavos de dólar.
Moeda de 10 dólares de Hong Kong
A moeda de 10 HKD tem um contravalor de 1,50 euros em junho de 2023 em Portugal:
Moeda de 5 dólares de Hong Kong
A moeda de 5 HKD tem um contravalor de 53 cêntimos de euro em junho de 2023 em Portugal:
Moedas de 1 e 2 dólares de Hong Kong
As moedas de 1 e 2 HKD têm um contravalor de 10 e 20 cêntimos de euro, respetivamente em junho de 2023 em Portugal:
Moeda de 50 centavos do dólar de Hong Kong
A moeda de 50 cêntimos de dólar tem um contravalor de 5 cêntimos de euro em junho de 2023 em Portugal:
Moedas de 10 e 20 centavos de dólar de Hong Kong
As moedas de 10 e 20 cêntimos do dólar de HKD têm um valor equivalente a 1 e 2 cêntimos de euro, respetivamente em junho de 2023 em Portugal:
Notas de dólar de Hong Kong
As notas de Hong Kong são emitidas pela Autoridade Monetária (Banco Central de Hong Kong) e por 3 bancos privados locais licenciados para imprimir moeda (The Hongkong and Shanghai Banking Corporation Limited, o Bank of China Limited e o Standard Chartered Bank Limited).
Isso significa que você encontrará 3 versões diferentes de cada denominação, dependendo de qual dos 3 bancos emissores girou a manivela. De facto, os anversos das denominações mais atuais (pelo menos os da série 2018) costumam ostentar um destes três motivos juntamente com o nome do banco emissor:
- o leão, emblema do HSBC,
- a Torre do Standard Chartered Bank ou
- a Torre do Banco da China.
As primeiras notas começaram a ser emitidas na década de 1860, com denominações de 500, 100, 50, 25, 10, 5 HKDs e 1 dólar de Hong Kong. Essas notas eram aceitas em transações comerciais mesmo que não fossem usadas para pagar taxas e impostos do governo.
Os de 25 esgotaram-se no final do século XIX, enquanto os de um dólar só foram emitidos até 1935. Após a ocupação japonesa de Hong Kong (1941-1945), os dólares de Hong Kong foram novamente emitidos, com o governo encarregado de imprimindo as moedas de 10, 5 e 1 centavo e os bancos as notas de 500, 100, 50, 10 e 5 dólares. HKD.
Ao longo das décadas de 1960 e 1970, as moedas de um dólar e de cinco dólares substituíram as notas do mesmo valor. Durante as décadas de 1980 e 1990, as notas de $ 10 foram substituídas por moedas e o papel-moeda de $ 20 começou a ser emitido. Atualmente, as notas de dólar de HK das seguintes denominações podem ser encontradas em Hong Kong: 20, 50, 100, 500 e 1000 HKDs.
Lembre-se que as cédulas da mesma denominação são muito parecidas, mas existem três versões dependendo do Banco autorizado a emiti-las pela HKMA:
- Banco Standard Chartered,
- O Banco da China ou o
- Hong Kong e Shanghai Banking Corporation Limited.
Os nomes dos três bancos emissores aparecem em inglês e chinês em ambos os lados.
Notas de 20 dólares de Hong Kong
Sua cor predominante é o azul. Abaixo está uma nota da série 2010, emitida pela The Hongkong and Shanghai Banking Corporation Limited. O seu valor equivalente em euros em Portugal, em junho de 2023, seria de cerca de 2,11 euros.
Notas de 50 dólares de Hong Kong
Roxo ou verde, conforme se trate de notas das séries mais antigas ou das mais recentes de 2010 abaixo:
O seu equivalente em euros em Portugal, em junho de 2023, seria de cerca de 5,27 euros.
Notas de 100 dólares de Hong Kong
Sua cor predominante é o vermelho. Desde setembro de 2019, os três bancos autorizados a emitir notas em HK estão imprimindo uma nova nota circulante de 100 dólares (HK$ 100), a série 2018.
No anverso estão a Bank of China Tower, a Standard Chartered Bank Tower e o emblemático leão do HSBC dependendo do banco emissor em questão. Por sua vez, o tema do reverso, vertical como todas as outras notas da série 2018, tem a ver com o legado cultural musical (cenas da ópera cantonense).
E aqui você tem a versão circulante da série anterior, datada de 2010:
O seu valor equivalente em euros em Portugal, em junho de 2023, seria de cerca de 10,54 euros.
Notas de 500 dólares de Hong Kong
A sua cor predominante é o castanho na série 2018 que aqui lhe mostramos. À semelhança da nota de 1000 HKD, existem três versões semelhantes dependendo do seu banco emissor entre as 3 autorizadas e o reverso tem uma configuração vertical enquanto o anverso é horizontal.
E este é o seu inverso:
E, por sua vez, as notas de 500 HKD (HK$ 500) da série anterior (2010) eram mais clássicas:
O seu valor equivalente em euros em Portugal, em junho de 2023, rondaria os 52,72 euros.
Notas de 1.000 dólares de Hong Kong
Sua cor predominante é o ouro avermelhado (série 2018). Note que o anverso é a clássica nota de paisagem enquanto o reverso tem um desenho vertical (curioso, não é?).
Este desenho vertical também é adotado pelas notas de franco suíço (embora em ambos os lados). E lembre-se de que, como dissemos acima, embora sejam muito semelhantes, existem três versões desta nota de acordo com o banco autorizado a emiti-las pelo HKMA.
E o inverso:
O seu valor equivalente em euros em Portugal, em junho de 2023, rondaria os 105,44 euros.
Taxa de câmbio Euro-Dólar de Hong Kong
Se você pesquisar no Google por “câmbio euro-dólar de Hong Kong”, encontrará dezenas de sites (“conversores de moeda”) que oferecem uma “taxa” do dia. Você também verá este gráfico com os preços desse par de moedas do Google Finance. Algo assim (20 de junho de 2023):
Hoje, um euro vale 8,56 dólares de Hong Kong e um dólar de Hong Kong é aproximadamente 0,12 euros. Como você pode ver, a taxa de câmbio EUR-HKD oscilou bastante nos últimos anos, entre 1 euro = 7,6 HKD e 1 euro = 9,51 HKD.
Agora, lembre-se que este gráfico representa o valor da “moeda” dólar de Hong Kong em relação ao euro, e não o valor da moeda real (cédulas de papel) que os turistas administram em suas viagens ao exterior, que é menor. De facto, nas agências de câmbio em Portugal hoje pode comprar Hong Kongers a uma taxa de câmbio de cerca de 5,81 nos aeroportos portugueses e 7,25 HKD por cada euro da Cambiator. Nada a ver com o câmbio euro-dólar de Hong Kong.
Portanto, quando você vir esses valores no Google e em outros conversores de moeda com seu celular, lembre-se do seguinte:
-É uma taxa não oficial e, portanto, não confiável. Em outras palavras, se você clicar no link “Isenção de responsabilidade”, receberá este aviso do Google Finance: “O Google não pode garantir a precisão das taxas de câmbio exibidas. Por favor, confirme as taxas atuais antes de fazer uma transação que possa ser afetada por mudanças nas taxas de câmbio.”
-Essas taxas que você vê são geralmente os preços de atacado do dólar de Hong Kong em relação à moeda do Euro (moeda e papel-moeda não são os mesmos).
-Esta taxa só pode ser mantida pelos bancos entre si, ou seja, é impossível obtê-la como pessoa física.
Se você precisar de dólares de HKD em notas, terá que passar pelo mercado de varejo de notas (banco ou casa de câmbio de moeda). Este mercado significa que o HKD tinha que ser “transportado” por alguém para você aproveitar (ou comprado de viajantes de Hong Kong que passaram por Portugal anteriormente).
Ou seja, transportar as cédulas de um lugar para outro tem custos logísticos que encarecerão o preço de venda delas (a taxa de câmbio que será aplicada por quem as vender para você).
O dólar de Hong Kong não é uma moeda/moeda muito abundante em Portugal. Devido à sua escassez, o seu preço é mais caro em Portugal do que em Hong Kong. Se decidir comprar dólares de HKD em Portugal, é bom antecipar a compra e reservá-los online para obter um preço melhor. Se precisar trocar euros por dólares de Hong Kong, não hesite em usar nosso comparador de moedas:
- Troque euros por dólares de Hong Kong (EUR-HKD)
- Troque dólares de Hong Kong por euros (HKD-EUR)
Onde trocar dólares de Hong Kong por euros
Em Portugal
Em Portugal, o dólar pode ser trocado em bancos, agências de câmbio de divisas e casas de câmbio nos aeroportos. Isto é o que você precisa saber sobre as três opções antes de comprar ou vender seu HKD:
-O aeroporto é de longe a pior opção por causa das altas taxas de compra e venda de dólares de Hong Kong. As agências de câmbio de divisas que operam no aeroporto (Unicâmbio) não te cobram comissão, mas cobram mais do que isso com as altas margens de câmbio que te aplicam. Os lucros dessa lucratividade são divididos entre o gestor do aeroporto e o casa de câmbio que opera no aeroporto.
-Por sua vez, os bancos têm o péssimo hábito de cobrar comissões por praticamente tudo, como você bem sabe. Em Portugal, os bancos de rua trocam esta moeda mas, para além de aplicarem uma margem na compra ou venda de dólares, aplicam uma comissão entre 2,5 e 3% sobre o volume transacionado. Isso significa que o câmbio não costuma ser interessante no seu banco, embora seja para isso que serve o Cambiator, para mostrar a taxa com que a moeda estrangeira é vendida e comprada diariamente.
-Finalmente, as casa de câmbio de moeda que não operam no aeroporto não costumam cobrar comissão se você comprar seus dólares de Hong Kong online (entrega em sua casa ou reserva online com retirada em um de seus escritórios no centro da cidade). Recomendamos que você veja os preços das agências de câmbio que colaboram com o Cambiator, pois são bastante competitivos e variam todos os dias.
Em Hong Kong
E se você preferir trocar na própria Hong Kong, o World Wide Shopping na ilha de Hong Kong é um bom lugar para fazer câmbio.
Não é recomendado fazê-lo no aeroporto de Hong Kong (o câmbio é operado pela casa de câmbio espanhola Global Exchange). Exceto aquele que você pode precisar pegar um táxi, que normalmente só aceita dólares de Hong Kong, como a maioria dos estabelecimentos comerciais.
Sin comentarios