Truques de dinheiro para viagens

“Truques de dinheiro para viagens” is the third of three posts that we have recommended you read if you are new to the currency exchange market in Portugal. The first is called “Cuidado com os conversores de moeda” and the second “Onde trocar moeda em Portugal“. If you have not done it before, we advise you to read those two first before this post. They will help you to be a currency exchange champion in Portugal.

Truques de dinheiro para viagens

Se precisar de trocar dinheiro para umas férias em Portugal (ou fora do país), apresentamos algumas dicas e truques rápidos para tirar mais partido dos seus euros e obter mais divisas em troca. Também para que você não seja enganado quando retornar com a moeda que sobrou.

Saiba como diferenciar câmbio de moeda fx de câmbio de moeda de viagem

Embora coloquialmente usemos moeda fx e dinheiro de viagem (notas de papel) de forma intercambiável para nos referirmos ao mesmo (câmbio), são coisas diferentes, conforme explicamos aqui.

Da mesma forma, poderíamos comparar o barril de petróleo Brent e seu preço com a gasolina que colocamos em nosso carro. Câmbio (fx) é um movimento em grande escala (entre bancos) de saldos entre contas bancárias expressos em duas moedas diferentes.

Por outro lado, o câmbio é a troca física de notas de uma moeda por notas de outra, aplicando uma taxa de câmbio à operação.

Não confie em conversores de moeda

Os conversores de moeda na Internet (Xe, Oanda, Cuex, Coinmil) mostram a taxa de câmbio na qual o dinheiro é trocado em diferentes moedas (não em moeda física) por bancos e grandes empresas.

Estas são tarifas que você não encontrará no nível da rua principal como consumidor ou viajante.

Conversor de moeda euro dólar
Conversor de moeda euro dólar

Eles geralmente avisam nas letras pequenas abaixo do conversor:

Todos os valores são taxas de câmbio médias do mercado em tempo real, que não estão disponíveis para clientes individuais e servem apenas como referência.

Preste atenção no menu suspenso à direita, onde você tem as seguintes opções para ver como as taxas de câmbio descem nas diferentes possibilidades:

  • Imposto típico do caixa eletrônico (taxas padrão do caixa eletrônico)
  • Imposto de carro de crédito típico (taxas padrão de carro de crédito)
  • Imposto típico de quiosque (taxas padrão do fornecedor de moeda)

Não faça uma cena na casa de câmbio ou banco

Relacionado ao anterior. Se você vai trocar moeda em um banco ou em uma casa de câmbio, não há necessidade de fazer barulho com a taxa de câmbio que eles oferecem.

Você não precisa mostrar a taxa em seu celular conforme indicado por um conversor de moeda. Como vimos, são taxas não comparáveis: fx não tem nada a ver com dinheiro de viagem em cédulas.

É como se reclamasse à Galp, Repsol ou Intermarché Netto o preço do litro da gasolina do preço do barril de crude Brent.

Cartões não são aceitos em todos os lugares

Se você faz parte dos confiáveis e “técnicos” que pagam apenas com seu celular ou cartão pré-pago, lembre-se de que eles não serão aceitos como meio de pagamento em todos os lugares que você viajar.

Sendo assim, é sempre bom levar as cédulas do país de destino em mãos, por precaução. Um passeio de táxi ou compras em uma loja de souvenirs local, um passeio com um guia local ou uma taxa oficial de entrada ou saída do país podem não aceitar seu cartão.

E se você perder seu cartão? O melhor conselho é levar uma mistura de meios de pagamento quando estiver no exterior.

Saiba onde você pode trocar de moeda

Além de trocar no seu banco, ou no aeroporto, conheça os provedores de câmbio especializados em Portugal.

Eles estão situados em muitos lugares e geralmente oferecem preços competitivos em Portugal. Aqui explicamos as diferenças entre as três formas de câmbio.

E, por favor, não deixe a tarefa de câmbio para a última hora por dois motivos:

  • Você pode não encontrar a moeda específica de que precisa no último minuto. Tenha em mente que os bancos gerenciam uma média de 10 a 20 moedas conversíveis contra cerca de 60 por fornecedores de moeda. Mas nem sempre há estoque de todas as moedas no mercado.
  • Se deixar para última hora, a única opção que lhe restará em Portugal para trocar dinheiro, a menos interessante, será o aeroporto.

Saiba qual moeda você vai comprar e onde: existem moedas “baratas” e “caras”

As grandes moedas que circulam no mundo (dólar, libra esterlina e iene) e as moedas europeias são conhecidas como “conversíveis”.

Eles são chamados assim porque são aceitos como meios de pagamento frequentemente trocados entre os países e suas instituições. E porque eles circulam livremente e têm taxas de câmbio mais ou menos estáveis (para moeda fx e dinheiro de viagem de notas). As taxas de câmbio dessas moedas conversíveis são geralmente aceitáveis.

Por outro lado, as moedas de circulação restrita (geralmente difíceis de trazer do país de origem) são mais caras de se obter. Falamos do dirham marroquino (MAD, do peso colombiano (COP), do xelim da Tanzânia (TZS) ou do Kwanza angolano (AOA) por exemplo.

Seu grau de conversão é muito menor do que para moedas conversíveis. Como resultado, estas “moedas exóticas” são muito mais difíceis de comprar ou vender em Portugal ou no seu país de residência.

Não aceite dólares como uma moeda única

Se é residente em Portugal e o seu banco local não tem a moeda que procura, não deixe que lhe vendam dólares que pode trocar por moeda local no destino.

É melhor você levar euros com você e trocá-los localmente na chegada. A explicação é simples: se forem vendidos dólares em Portugal antes da partida, o banco aplicará uma taxa de câmbio (e provavelmente uma comissão adicional de 2-3%) e no destino aplicarão, novamente, uma taxa de câmbio e a comissão subsequente .

Resultado: você será cobrado por dois serviços desnecessários (pelo menos a troca inicial de euro por dólar).

Antes de escolher a quantidade, pergunte se vão comprar a sobra

Tenha em mente que em termos de moeda estrangeira, tudo o que se vende não se compra. Vamos nos explicar.

Existem moedas que, pelo risco de desvalorização ou pela pouquíssima liquidez, os fornecedores de câmbio não compram, ou o fazem de forma muito discreta.

Por exemplo, moedas como o peso argentino geralmente são compradas de forma limitada de viajantes da Argentina, mas com limites de segurança. Num determinado volume limitado, o fornecedor de divisas não vai querer comprar mais stock dessa divisa até conseguir vendê-la a viajantes e residentes portugueses que se dirigem à Argentina. Portanto, se você quiser comprar pesos argentinos, pergunte antes se eles vão comprar de volta o excedente na sua volta. Se eles disserem que não, cuidado com a quantidade de pesos que você compra em Portugal.

Além disso, existem moedas que estão fora da atividade dos bancos e fornecedores de câmbio. Falamos do peso cubano (CUP) ou do bolívar venezuelano (VEF).

Mude sem medo se eles te oferecerem “recompra” grátis

A recompra de moeda estrangeira é um serviço muito interessante oferecido por alguns fornecedores de câmbio (não bancos portugueses).

Geralmente é um serviço gratuito oferecido se você comprar uma certa quantia de moeda estrangeira. Geralmente é gratuito porque esses serviços de câmbio sabem, por experiência, que a porcentagem de viajantes que retornam o excedente é relativamente baixa.

Eles sabem muito bem que os viajantes não têm dinheiro sobrando (ou sobra pouco e decidem guardá-lo como lembrança) ou que têm preguiça de ir até a agência para trocá-lo, uma vez em casa.

A garantia de recompra é sempre interessante, mas lembre-se de que ela costuma ter termos e condições aplicados a ela:

  • Que você compre acima de um limite de compra a partir do qual está incluído gratuitamente no preço. Tenha cuidado porque eles também podem cobrar de você, então sempre pergunte se é grátis.
  • Que você devolva até um limite máximo do que você compra. Por exemplo, até 50%, ou até 70% do que foi comprado. Tudo o que ultrapassar esse limite você terá que vender para eles pelo preço de compra do dia.
  • Que você retorne dentro de um prazo predeterminado. Geralmente são prazos longos, como 30 ou 50 dias após a troca de moeda. Mas tenha isso em mente.

Reserve online, é mais confortável

Se é residente em Portugal

Se é residente em Portugal e viaja para o estrangeiro, vale a pena experimentar os sites de compra online dos fornecedores de divisas ou do seu banco (poucos ainda). Esses serviços são fáceis de entender e têm boas taxas:

  • Selecione a moeda que deseja e quantos euros vai comprar em moeda. Eles informam a taxa de câmbio que aplicarão a você.
  • Selecione a agência onde você irá coletar sua moeda.
  • Forneça os seus dados pessoais (normalmente é-lhe pedido o BI, passaporte ou título de residência digitalizados em Portugal, tenha em atenção) e onde pretende receber a sua moeda estrangeira.
  • Dirija-se ao escritório no dia determinado e obtenha sua moeda.

Uma vez de volta a Portugal, você terá que escolher uma casa de câmbio próxima onde devolver a moeda extra em troca de euros.

Se não é residente em Portugal

Tanto para obter euros como para comprar moeda estrangeira, dirija-se a um dos nossos cambistas e escolha uma agência perto de si.

Pode fazer uma reserva, obter um cupão da Cambiator.pt no seu telemóvel e dirigir-se à agência no dia escolhido para levantar os seus euros ou o seu dinheiro de viagem para viajar de Portugal para o estrangeiro.

Se trocar dinheiro no destino faça com garantia

Cuidado com a mudança nos hotéis do destino. As taxas de câmbio que eles aplicarão a você serão muito ruins, se não lineares (taxas de câmbio arredondadas de um para um).

Não guarde moedas soltas

A menos que você goste de colecionar, ao voltar de uma viagem ao exterior, livre-se das moedas (não das cédulas) deixadas no destino. Alguns souvernis, um café de última hora ou uma doação podem ser bons.

Isto porque os fornecedores de câmbio em Portugal só irão recolher as suas notas, mas não perderão as moedas.

Cambiator Portugal

Cambiator.pt é o primeiro comparador de câmbio para viajantes.

Viemos a Portugal diretamente de Espanha e França para introduzir transparência no mercado cambial português e ajudá-lo a encontrar as melhores taxas sempre que trocar dinheiro para as suas viagens ao estrangeiro (ou no regresso).

Logo de Cambiator PT 400 x 77

Leituras recomendadas

Este é o terceiro de três posts que recomendamos que você leia se for novo no câmbio de moedas em Portugal. O primeiro é chamado chamado “Cuidado com os conversores de moeda” e a segunda aconselhamos a sua leitura caso ainda não o tenha feito, “Onde trocar moeda em Portugal“.

Sin comentarios