O dirham marroquino é a moeda oficial do Reino de Marrocos. É representado pelo símbolo árabe درهم ou pela sigla DH. Seu código ISO 4217 é MAD. Embora
seu plural seria “darahim”, em espanhol, francês ou inglês será entendido como referindo-se a “dirhams”. Na data desta atualização (29 de junho de 2023), a taxa de câmbio do euro dirham é:
- 1 euro = 10,80 dirhams.
- 10 dirhams = 0,93 euros.
História do dirham marroquino
O dirham é usado como moeda oficial no Marrocos e no Saara Ocidental desde 1882. Na década de 1960, após a emancipação do Marrocos do protetorado francês, o rei de Marrocos introduziu o dirham para substituir o franco francês pelo equivalente a 1 dirham = 100 francos.
Notas e moedas do dirham marroquino
O Banco Central de Marrocos (Bank Al-Maghrib) é responsável pela emissão de notas e moedas. Desde 1987, a fábrica de moedas e selos é conhecida como Dar As-Sikkah, também responsável pela produção do passaporte marroquino.
Moedas de dirhams marroquinos
Um dirham é dividido em 100 centavos (também conhecidos como “francos”). Atualmente existem 9 denominações diferentes que coexistem, após as impressões de 1974, 1987, 2002 e 2011.
- Moedas de cêntimos: 10 e 20 cêntimos;
- Moedas Dirham: 1/2 dirham, 1, 5 e 10 dirhams.
Moeda de 1 dirham
A moeda de 1 dirham apresenta a efígie do rei Mohammed VI no anverso e o brasão da casa real no reverso. O seu valor equivalente em euros é muito reduzido: cerca de 8,3 cêntimos de euro nas casas de câmbio portuguesas, em junho de 2023.
Moeda de 5 dirhams
A moeda de 5 dirhams mostra a efígie do rei Mohammed VI no anverso e a Mesquita Hassan II de Casablanca no reverso. O seu valor equivalente em euros é muito pequeno: cerca de 43 cêntimos de euro agências de câmbio portuguesas, em junho de 2023.
Moeda de 10 dirhams
A moeda de 10 dirhams mostra a efígie do rei Mohammed VI no anverso. O reverso mostra uma representação da cidade de Qalaat MGouna (Kalaat M’Gouna), uma cidade espetacular na província de Tinghir, entre Ourzazate e Tinejdad. O seu valor equivalente em euros é muito reduzido: cerca de 86 cêntimos de euro casas de câmbio portuguesas, em junho de 2023.
Notas de dirham marroquino
Atualmente, existem 5 denominações diferentes de notas de dirhams marroquinos: 10, 20, 50, 100 e 200 dirhams. Estas notas tiveram 3 circulações: a primeira em 1987, quando Hassan II era o monarca. E as mais recentes de 2002 e 2012, quando seu filho Mohammed VI já era monarca.
Nota de 10 dirhams
Este exemplo de nota de 10 MAD (1987) traz a efígie de Hassan II, pai do atual rei Mohammed VI, e equivaleria a um troco de pouco menos de um euro, como vimos com a moeda de um dirham. No reverso mostra um alaúde marroquino e uma bacia de abluções para a oração.
Nota de 20 dirhams
Este exemplo de nota de 20 dirhams de 2012 traz a efígie do atual monarca Mohammed VI. Na parte de trás mostra a ponte Hassan II que liga as cidades de Rabat e Salé sobre o rio Bou Regreg. E uma amostra da mesquita de Casablanca.
Esta nota de 20 dirhams equivaleria à variação de cerca de 1,70 euros agências de câmbio portuguesas, em junho de 2023.
Nota de 50 dirhams
A nota de 50 dirham começou a ser impressa com a série 1987. Este de 2012 apresenta no anverso a efígie do atual monarca Mohammed VI. No verso, mostra a árvore de argan, um moedor de óleo de argan, as cachoeiras de Ouzoud e um falcão. Também um enfeite inspirado nos tapetes marroquinos.
Esta nota de 50 dirhams equivaleria a uma variação de cerca de 4,30 euros casas de câmbio portuguesas, em junho de 2023.
Observe que esta nota coexiste com a nota anterior da série de 1987 com a efígie do pai do rei, Hassan II. E nas costas mostra uma kasbah ou cidadela, de uma cidade do sul.
Nota de 100 dirhams
A nota de 100 dirham começou a ser impressa com a série 1987. Este de 2012 apresenta no anverso a efígie do atual monarca Mohammed VI.
No reverso, mostra uma vista do Moussem Tan Tan e uma loja marroquina. Ao fundo, turbinas eólicas no deserto e um ornamento inspirado nos tapetes marroquinos, como sinal de desenvolvimento e tradição. Um moussem é uma espécie de feira que reúne os berberes para fins econômicos, culturais e sociais. Tan Tan moussem é o encontro anual de mais de trinta tribos do sul do Marrocos e outras partes do noroeste da África em Tan-Tan, uma cidade no sudoeste do Marrocos.
Esta nota de 100 dirhams equivaleria ao troco de cerca de 8,60 euros agências de câmbio de moeda portuguesas, em junho de 2023.
Observe que esta nota coexiste com a nota anterior da série de 1987 com a efígie do pai do rei, Hassan II, com vista para o minarete da torre Koutoubia (Marrakech). E no verso mostra a representação da “marcha verde” da pintura original do pintor Ahmed Ben Yessef. A Marcha Verde foi uma invasão pacífica do Saara pelo Marrocos em 6 de novembro de 1975.
Nota de 200 dirhams
A nota de 200 dirham começou a ser impressa com a série 1987. Aqui fica um exemplo de uma nota de 200 MAD da série 2012 (equivalente a cerca de 17 euros mais ou menos nas casas de câmbio de divisas portuguesas, em junho de 2023).
Ostenta no anverso a efígie do actual monarca Mohammed VI e no reverso uma vista aérea do Porto de Tânger-Med e do farol do Cabo Spartel (Cap Spartel) a 14 km a oeste da cidade, local onde as águas do Mar Mediterrâneo e as do Oceano Atlântico.
De notar que esta nota coexiste com a anterior nota da série de 1987 com a efígie do pai do rei, Hassan II com vista para o mausoléu dedicado ao seu pai, Mohammed V, na esplanada da Torre Hassan, em Rabat. E no dorso mostra uma concha (murex), um ramo de coral e um barco árabe (dhow).
Restrições de exportação de dirhams
Algo que você deve saber é que não deve trocar uma grande quantidade de dirhams em Portugal ou uma vez em Marrocos. E se o fizer, é melhor gastá-los ou trocá-los lá antes de voltar para Portugal. E isso porque atualmente (2019) é proibido retirar mais de 2.000 dirhams em moedas ou notas do país. Ou seja, o equivalente ao troco de cerca de 190 para 200 euros.
Também existem formalidades para trocar seus dirhams restantes em um banco ou fornecedor de moeda marroquina antes de sair do Marrocos. Estes são:
-Para trocar (vender) até 2.000 MAD, basta apresentar o cartão de embarque do voo.
-Se vai vender um valor superior a 2.000 MAD, pedir-lhe-ão que justifique a origem desses dirhams através de um extrato de caixa multibanco ou um recibo bancário para a extração desses dirhams da sua conta, uma fatura de venda que justifique a origem desse dinheiro, etc.
Tenha isso em mente. Por sua vez, os residentes marroquinos podem trocar até um limite anual de 45.000 MAD. É o que se conhece lá como “dotação turística” (ver site do Office des Changes).
Taxa de câmbio euro para marroquino
A variação do euro em relação ao dirham oscila o tempo todo. Se você pesquisar no Google por “câmbio dirham euro-marroquino”, encontrará dezenas de sites (“conversores de moeda”) que oferecem uma “taxa” do dia.
Você também verá este gráfico com os preços desse par de moedas do Google Finance. Algo assim (29 de junho de 2023):
Como você pode ver, a taxa de câmbio nos últimos cinco anos oscilou entre 10,4 e 11,4 dirhams por euro, mas lembre-se de que este gráfico representa o valor da “moeda” do dirham marroquino em relação ao euro, e não o da moeda real , que é mais baixo.
De facto, nas casas de câmbio e divisas em Portugal pode comprar “dirrãs” a uma taxa de câmbio entre MAD 8,42 por euro no Cambiator e MAD 7,35 por euro no seu aeroporto. Nada a ver com a troca de moeda euro-dirrã.
Portanto, quando você vir esses valores no Google e em outros conversores de moeda com seu celular, lembre-se disso:
-Esta é uma taxa não oficial e, portanto, não confiável. Em outras palavras, se você clicar no link “Isenção de responsabilidade”, receberá este aviso do Google Finance: “O Google não pode garantir a precisão das taxas de câmbio exibidas. Confirme as taxas atuais antes de fazer uma transação que possa ser afetada por alterações no câmbio cotações.”
-Essas taxas que você vê são geralmente preços de atacado da moeda dirham marroquina contra a moeda euro (moeda e notas que nós turistas trocamos quando viajamos para o exterior não são as mesmas);
-Esta taxa só pode ser obtida pelos bancos entre si, ou seja, é impossível obtê-la como pessoa física.
Se você precisar de dirhams em notas, terá que passar pelo mercado varejista de notas (banco ou casas de câmbio de moeda). Este mercado significa que os dirhams marroquinos tiveram de ser “transportados” por alguém para os poder desfrutar (ou comprados a viajantes de Marrocos, que passaram anteriormente por Portugal).
Ou seja, transportar as notas de um lugar para outro tem custos logísticos que encarecerão o preço de venda delas (a taxa de câmbio que será aplicada por quem as vender para você).
O dirham marroquino não é uma moeda muito abundante em Portugal, pois a sua saída de Marrocos é bastante controlada. Por este motivo não é fácil encontrá-lo à venda nas casas de câmbio de moeda portuguesas. E como consequência da sua escassez, as suas tarifas são mais caras em Portugal do que no próprio Marrocos.
Se optar por comprar dirhams em Portugal, é bom antecipar a compra e encomendá-los online para obter uma taxa melhor.
Onde trocar dirhams marroquinos em Portugal
Os 3 lugares mais populares para trocar MAD em Portugal são bancos, fornecedores de moeda e aeroporto. Os bancos portugueses podem trocar dirhams, mas cuidado porque cobram uma comissão.
Isso significa que se você trocar 1.000 euros por dirhams, eles cobrarão de você 10 a 30 euros, o que aplicará a alteração para 970-990 euros, não os 1.000 euros originais.
Deles, o lugar menos recomendado para comprar é o aeroporto e qualquer negócio que cobra uma comissão além de uma “margem de câmbio” (diferença entre o preço pelo qual compraram a moeda e o preço pelo qual ela é vendida para você) .
Taxa de câmbio do euro para o dirham marroquino hoje
Para descobrir a taxa de câmbio euro-dirrã, a melhor coisa que você pode fazer é usar nosso comparador de moedas.
- Compre dirhams com euros (EUR-MAD)
- Venda seus dirhams em troca de euros (MAD-EUR)
Sin comentarios