A rupia maurícia é a moeda oficial das Maurícias. Seu código ISO 4217 é MUR e seu símbolo é Rp. ou Rs, escrito antes do valor (por exemplo Rs500). A rupia das Maurícias é dividida em 100 centavos.
Vários países asiáticos compartilham a denominação da rupia para sua moeda nacional: Indonésia (rúpia indonésia), Sri Lanka (rúpia do Sri Lanka), Paquistão, Nepal, Índia (rúpia indiana), Seychelles e Maldivas, além da Indonésia (rúpia indonésia).
A partir desta atualização, 8 de setembro de 2023, a equivalência da moeda rupia das Maurícias ao euro é:
- 1 euro = 48,40 rúpias mauricianas.
- 10 rúpias mauricianas = 0,21 euros.
História da rupia das Maurícias (rupia mauriciana)
As Maurícias são um país insular, no Oceano Índico, a leste de Madagáscar, em forma de república e com uma população de 1,2 milhões de habitantes. Em inglês é conhecida como República das Maurícias e em francês como République de Maurice.
É conhecida pela excelência das suas praias e pelo seu interior montanhoso, tendo o Parque Nacional Black River Gorges como fiel representante da floresta tropical.
Sua capital é Port Louis e tem um lugar para ver Maurício como o autódromo ou jardim botânico de Sir Seewoosagur Ramgoolam. As Maurícias tornaram-se independentes do Reino Unido em 12 de março de 1968 e alguns anos depois, nesse mesmo dia, tomaram a forma de República (12 de março de 1992).
Além da ilha Maurícia, a república inclui as ilhas de São Brandão (Cargados Carajos), Rodrigues e as Ilhas Agalega. Mauricio faz parte das Ilhas Mascareñas, próximo à ilha francesa da Reunião, cerca de 170 quilômetros a sudoeste. Na Idade Média, as Maurícias eram ponto de atracação de marinheiros árabes e malaios que a conheciam sob o nome de Dina Arobi.
Mas é em 1507 que o marinheiro português Pedro de Mascarenhas chega à ilha, atribuindo-lhe o nome de Cirne nos primeiros mapas portugueses (daí o nome de ilhas Mascareñas dado ao arquipélago das Ilhas Maurícias e Reunião).
Mas os primeiros a tomar posse e a estabelecer-se na ilha foram os holandeses em 1598. Os novos colonos chamaram-na Maurícia em homenagem ao Príncipe Maurício de Nassau dos Países Baixos. Mas eles o abandonaram devido às constantes dificuldades climáticas.
Momento que os franceses aproveitaram para transformá-la em colônia francesa com o nome de Île de France (embora tenha sido cedida aos ingleses em dezembro de 1810 após a derrota de Napoleão). Sob o domínio britânico, o nome da ilha foi novamente o original de Maurício.
A origem da rupia das Maurícias remonta a 1876, quando o governo das Maurícias escolheu a rupia como moeda oficial devido ao seu constante comércio com a Índia, de onde também recebiam muita imigração, o que fez da rupia indiana a moeda de costume. uso no país.
A rupia das Maurícias começou a circular em 1877, substituindo a rupia indiana por uma paridade de 1:1 com ela. Nos seus primeiros anos, foi também a moeda habitual nas Seicheles, até que este país emitiu a sua própria rupia em 1914.
O Bank of Mauritius (BOM), é o banco central da República das Maurícias, responsável por promover e manter a estabilidade monetária e financeira. Uma de suas funções é regular a emissão de moedas e notas de rúpia no país.
Moedas da rupia das Maurícias
A rupia das Maurícias tem moedas de 5, 10, 20 e 50 cêntimos, bem como de 1, 5 e 10 rúpias. Há também uma moeda de 20 rúpias emitida excepcionalmente em 2007. É uma moeda bimetálica com borda estriada.
Notas de rupia das Maurícias
A rupia mauriciana tem notas de 25, 50, 100, 200, 500, 1.000 e 2.000 rúpias em circulação atualmente.
Em 1999, entrou em vigor a última série de notas com desenhos renovados. E em 22 de agosto de 2013, o Banco das Maurícias anunciou a introdução de novas notas de polímero com as denominações Rs25, Rs50 e Rs500 por razões de segurança e durabilidade em relação às notas de rúpia de papel.
As novas cédulas de polímero mantêm praticamente o mesmo design das notas de papel de 1999, embora incorporem mais segurança. Entre os novos recursos de segurança estão uma janela transparente com a imagem do pássaro “dodô”, números impressos com tinta magnética que se tornam fluorescentes sob luz ultravioleta e características de oscilação impressas em tinta iridescente, que mudam para uma cor diferente quando observados em transparência ou quando a nota está inclinada.
Com a chegada destas novas notas de polímero (2013), o BOM está a trabalhar na substituição definitiva das suas homólogas de denominação em papel (1999), que acabarão por ser retiradas de circulação, e que permanecerão com curso legal.
Nota de 25 rúpias mauricianas
A nota de 25 MUR é violeta. Foi emitida pela primeira vez em 30 de junho de 1999, mas em 22 de agosto de 2013, uma nova edição em polímero desta nota foi emitida. Ambos estão atualmente em circulação como moeda legal. Mostra no anverso o retrato do político mauriciano Sir Jean Moi Lin Ah-Chuen (1911-1991).
No reverso podemos ver a ilha autônoma de Rodriguez. A equivalência desta nota de 25 rúpias seria hoje nas casas de câmbio em Portugal de cerca de 56 cêntimos.
Nota de 50 rúpias das Maurícias
Nota azul impressa que veio à luz em 30 de junho de 1999 (embora tenham sido feitas reemissões em 2001, 2003, 2006 e 2009). Em 22 de agosto de 2013, foi emitida uma nova edição em polímero desta nota. Ambos estão em circulação como moeda legal hoje.
O anverso mostra o retrato do Sr. Joseph Maurice Paturau no anverso. Paturau (1916-1996) era natural da Ilha e de nacionalidade francesa, um lutador proeminente da Segunda Guerra Mundial (Croix de Guerre com 342 Esquadrão Lorraine e Comandante da Ordem do Império Britânico (CBE)). Atrás você pode ver a fachada do antigo Banco das Maurícias e uma representação da Justiça, vendada e segurando uma balança e uma espada.
Terminada a guerra, Paturau regressou às Maurícias, onde entre 1947 e 1962 foi CEO da Forges Tardieu em Port-Louis e membro da Câmara de Agricultura. Entre outubro de 1962 e até julho de 1966 foi Ministro da Indústria e Comércio do Governo das Maurícias.
Foi também presidente e diretor do Gabinete de Coordenação Económica do setor privado em Port-Louis.
O centro comercial da Cachoeira Le Caudan é visto ao fundo. É um centro de compras da região, entre guarda-chuvas coloridos pendurados na sombra, imagens de dodôs e flores nativas e canais de água. Possui cassino, mercado central e um complexo de artesanato denominado Mercado de Artesanato.
O equivalente a esta nota de 50 rúpias seria hoje nas casas de câmbio em Portugal de 1,12 euros.
Nota de 100 rúpias das Maurícias
Nota cinza lançada em 30 de junho de 1999. Mostra o retrato do Sr. Renganaden Seeneevassen na frente. Seeneevassen (1910-1958) foi o primeiro ministro da educação da ilha e um dos pais da constituição das Maurícias.
O verso mostra o Tribunal de Port Louis, sede dos tribunais de justiça. A equivalência desta nota de 100 rúpias seria hoje nas agências de câmbio em Portugal de 2,24 euros.
Nota de 200 rúpias das Maurícias
Nota de tons esverdeados que veio à luz em 30 de junho de 1999.
Tem no anverso a imagem de Sir Abdool Razack Mohamed (1906-1978). Mohamed, nascido na Índia, foi antigo ministro-chave das Maurícias antes e depois da independência da ilha. Ele é considerado um dos pais do moderno estado das Maurícias. E ele também deve as cores da bandeira das Maurícias.
O reverso mostra o mercado central de Port Louis em plena atividade. A equivalência desta nota de 200 rúpias seria hoje nas casas de câmbio em Portugal de 4,50 euros.
Nota de 500 rúpias das Maurícias
Esta nota foi lançada em 30 de junho de 1999 e é de cor marrom. Em 22 de agosto de 2013, foi emitida uma nova edição em polímero desta nota. Ambos estão em circulação como moeda legal. A nota mostra a imagem do Sr. Sookdeo Bissoondoyal (1908-1977) no anverso.
Bissoondoyal foi um político importante na Conferência Constitucional em Londres que levou à independência das Maurícias em 1968. A Universidade das Maurícias pode ser vista no verso. É a maior universidade do país em número de alunos matriculados e disciplinas ministradas. O campus principal desta universidade pública fica em Moka, Réduit.
A equivalência desta nota de 500 rúpias seria hoje nas agências de câmbio em Portugal de 11,30 euros.
Nota de 1000 rúpias das Maurícias
Nota de cores variadas que veio à luz em 24 de agosto de 1999. Apresenta no anverso o retrato de Sir Charles Gaetan Duval (1930-1996). Duval foi advogado, estadista e político das Maurícias, líder do Parti Mauricien Social Démocrate (PMSD), a favor da integração das Maurícias no Reino Unido.
Ele liderou o movimento conservador contra a independência, apoiado principalmente pelos oligarcas brancos e pela maioria da comunidade crioula, que temia os hindus.
No verso você pode ver a residência oficial do Presidente das Maurícias, o State Chateau in Reduit. A equivalência desta nota de 1000 rúpias seria hoje nas agências de câmbio em Portugal de 22,60 euros.
Nota de 2000 rúpias das Maurícias
Nota de cores avermelhadas que veio à luz em 30 de junho de 1999. Possui no anverso o retrato de Sir Seewoosagur Ramgoolam KCMG, (1900-1985), conhecido como o pai da nação (“Pai da Nação”) das Maurícias, entre 1961 e 1968, Ramgoolam foi Ministro-Chefe das Maurícias Britânicas, quando o território era colónia da coroa britânica, sendo a única pessoa a ocupar o cargo.
O reverso mostra um homem com carro de boi carregando cana-de-açúcar, cultivo da ilha. A equivalência desta nota de 2.000 rúpias seria hoje nas casas de câmbio de moeda em Portugal de 45,20 euros.
Taxa de câmbio de euro para rupia mauriciana em Portugal
A taxa de câmbio do euro em relação à rupia sofreu ligeiras variações nos últimos 5 anos, mantendo-se estável entre 35 e 40 rúpias por euro. Desde o início do ano de 2019, a rupia mauriciana tem subido para ficar acima das 40 rúpias por euro.
Em agosto de 2023, a taxa de câmbio do euro para a rupia das Maurícias era de € 1 = Rp 48,38. Portanto, ao ver esses valores no Google e em outros conversores de moeda com seu celular, lembre-se do seguinte:
-Esta é uma taxa não oficial e, portanto, não confiável. Ou seja, se você clicar no link “Isenção de responsabilidade”, receberá este aviso do Google Finance: “O Google não pode garantir a precisão das taxas de câmbio mostradas. Confirme as taxas atuais antes de fazer uma transação que possa ser afetada por alterações nas taxas de câmbio. ”
-Essas taxas que você vê são geralmente taxas de atacado da rupia em relação à moeda euro (a moeda da rupia e as notas não são exatamente iguais).
-Essas taxas só podem ser acessadas por bancos que operam entre si. Ou seja, é impossível obtê-los como indivíduos.
Se precisar de rúpias em notas, você terá que passar pelo mercado de varejo de notas (banco ou casa de câmbio). Este mercado significa que as rúpias tiveram que ser “transportadas” por alguém para que as pudessem desfrutar (ou compradas a viajantes vindos das Maurícias, que já passaram por Portugal).
Em outras palavras, mover papel-moeda de um lugar para outro tem custos logísticos que encarecerão seu preço de venda (a taxa de câmbio que será aplicada a você pelo vendedor).
A rupia das Maurícias é uma moeda escassa em Portugal, pelo que não é tão fácil encontrá-la disponível para venda. Portanto é bom antecipar a compra e fazer o pedido online para conseguir um preço melhor.
Onde trocar rúpias mauricianas hoje
Trocar rúpias em Portugal
A melhor forma de converter rúpias mauricianas em euros ou vice-versa em Portugal é nas casas de câmbio de moeda de rua ou nos aeroportos, uma vez que os bancos portugueses não o oferecem.
Mas é preciso estar atento à possível cobrança de comissão ou taxas de câmbio muito elevadas, aproveitando a sua escassez e a sua necessidade (agência de câmbio Unicâmbio). Tenha isso em mente.
Para saber a taxa de câmbio de Euro para Rupia mauriciana hoje em Portugal e comprar ou vender rúpias a um preço justo, você pode usar nosso comparador de moedas.
- Taxa de euro para rupia mauriciana (EUR-MUR)
- Taxa de Rupia mauriciana para Euro (MUR-EUR)
Trocar rúpias nas Maurícias
Se preferir comprar rúpias de destino na chegada às Ilhas Maurício, lembre-se que lá você poderá usar seu cartão nos principais hotéis e restaurantes, mas com certeza precisará de rúpias em notas e moedas para pagar transporte, guias turísticos, feiras livres ou para dê dicas.
No aeroporto Sir Seewoosagur Ramgoolam (antigo aeroporto de Plaisance) existem várias entidades bancárias que oferecem o serviço, mas certifique-se de que não cobram comissão além de margem na troca de euros por rúpias.
E não se esqueça de guardar o recibo da operação de câmbio, pois podem solicitá-lo quando você retornar se quiser fazer a operação de câmbio reversa se sobrar rúpias.
Sin comentarios