Rial Catariano (QAR)

O riyal catariano é a moeda oficial do Catar desde 1966. Seu código ISO 4217 é QAR e seu símbolo é QR ou ر.ق em árabe. O rial catariano é dividido em 100 dirhams.

Em janeiro de 2020, a equivalência da moeda Riyal do Catar em relação ao euro é:

  • 1 euro = 4,06 riais do Catar.
  • 1 rial = 0,25 euros

História do Rial do Catar

A história da moeda do Catar está tremendamente condicionada pelo início da atividade petrolífera da península arábica na década de 1940.

Antes da descoberta do petróleo, a economia da península do Catar dependia da pesca e do cultivo de pérolas que eram comercializadas com todo tipo de comerciantes estrangeiros.

Por isso, entre os séculos 18 e 19, rúpias espanholas, francesas, austríacas e indianas circularam no Catar. Para sua aceitação como moeda de troca, as autoridades marcaram essas moedas estrangeiras com uma marca circular dentro da qual foi vista uma cabra e a inscrição árabe “Qatar”.

O riyal do Catar nasceu oficialmente em 1966, já que até então o Qatar usava a rupia do Golfo como moeda (foi a moeda oficial entre 1959 e 1966). A rupia do Golfo foi desvalorizada pela situação de agitação política e econômica de seu país emissor, a Índia, entre 1965 e 1966, então o Catar teve que mudar temporariamente para o rial saudita até que o rial do Catar finalmente veio à tona em 1966

Entre 1966 e 1973, a nova moeda, o riyal do Catar, foi usada tanto no Catar quanto em Dubai. Para tanto, sua equivalência foi fixada ao par com a rupia do Golfo antes de sua desvalorização.

Mas o riyal do Catar deixou de ser a moeda de Dubai quando foi incorporado aos Emirados Árabes Unidos (EAU) que possuem sua própria moeda, o dirham, em 1973. Portanto, atualmente o riyal é apenas a moeda em circulação do Qatar desde 1973 .

A agência de política monetária do Catar é o Qatar Central Bank (QCB), que tem uma seção dedicada a moedas e notas de riais em seu site.

Moedas de rial do Catar

As moedas atuais do rial catariano são as mesmas que foram concebidas na fundação e entrada em vigor da moeda em 1966.

O riyal do Catar tem moedas de 1, 5, 10, 25 e 50 dirhams que só sofreram uma alteração em 1973 para que aparecesse apenas o nome do Qatar, suprimindo o seu marco de Dubai, depois que o país abandonou o riyal pelo dirham dos Emirados Árabes Unidos.

Abaixo estão algumas imagens dessas moedas (cuidado que o tamanho delas não é proporcional umas às outras).

Moeda de 5 dirhams do Catar

Moeda de 5 dirhams do Catar
Moeda de 5 dirhams do Catar

Moeda de 10 dirhams do Catar

Moeda de 10 dirhams do Catar
Moeda de 10 dirhams do Catar

Moeda de 25 dirhams do Catar

Moeda de 25 dirhams do Catar
Moeda de 25 dirhams do Catar

Moeda de 50 dirhams do Catar

Moeda de 50 dirhams do Catar
Moeda de 50 dirhams do Catar

Notas de Rial do Catar

Quando a moeda do Catar foi criada em 1966, foram criadas notas de 1, 5, 10, 25 e 50 riais que posteriormente sofreram modificações ao longo de sucessivas edições ou séries.

Desde o início existiram 4 séries de notas das quais a última, a quarta, em vigor, data de 2008. Esta última série, atualmente em vigor, tem desenhos e cores renovadas.

Todas as notas da quarta série compartilham o mesmo anverso para todas as notas, com o arco e o brasão do Catar. As Notas de rial do Catar em circulação em 2020 têm as seguintes denominações:

  • Nota de 1 rial,
  • Nota de 5 riais,
  • Nota de 10 riais,
  • Nota de 50 riais,
  • Nota de 100 riais e
  • Nota de 500 riais.

Nota de 1 rial do Catar

Nota azul com a imagem de um pássaro no verso. O equivalente em euros da nota de 1 rial seria cerca de 25 centavos de euro.

Nota de 1 rial do Catar anverso
Nota de 1 rial do Catar anverso
Nota de 1 rial do Catar verso
Nota de 1 rial do Catar verso

Nota de 5 riais do Catar

Nota verde com imagem no dorso de um dromedário junto a alguns antílopes Oryx, típico das paisagens do Qatar.

Nota de 5 riais do Catar anverso
Nota de 5 riais do Catar anverso
Nota de 5 riais do Catar verso
Nota de 5 riais do Catar verso

O equivalente em euros da nota de 5 riais do Catar seria de aproximadamente 1,25 euros.

Nota de 10 riais do Catar

Nota castanha com a imagem de um dhow e do deserto no reverso. O dhow (داو) é um veleiro originário da península arábica. Tem uma vela triangular no seu único mastro, embora possa haver dhows de 2 e três mastros, cada um equipado com a sua vela correspondente.

Nota de 10 riais do Catar anverso
Nota de 10 riais do Catar anverso
Nota de 10 riais do Catar verso
Nota de 10 riais do Catar verso

A equivalência em euros da nota de 10 riais seria de aproximadamente 2,50 euros.

Nota de 50 riais do Catar

Nota rosa dedicada ao Monumento Pérola de Doha no verso, localizado na principal avenida da capital do Catar, The Corniche. Comemora a indústria de pérolas, a atividade mais importante do país antes da descoberta das jazidas de petróleo e gás.

Nota de 50 riais do Catar anverso
Nota de 50 riais do Catar anverso
Nota de 50 riais do Catar verso
Nota de 50 riais do Catar verso

O equivalente em euros da nota de 50 riais seria de aproximadamente 12,50 euros.

Nota de 100 riais do Catar

Nota verde e violeta com a imagem da grande mesquita de Doha (Grande Mesquita do Estado) no verso. O equivalente em euros da nota de 100 riais seria de aproximadamente 25 euros.

Nota de 100 riais do Catar anverso
Nota de 100 riais do Catar anverso
Nota de 100 riais do Catar verso
Nota de 100 riais do Catar verso

Nota de 500 riais do Catar

Nota azul com a imagem do edifício do parlamento do Catar em Doha (Diwan) e um falcão no reverso. A equivalência em euros da nota de 500 riais seria de aproximadamente 125 euros.

Nota de 500 riais do Catar anverso
Nota de 500 riais do Catar anverso
Nota de 500 riais do Catar verso
Nota de 500 riais do Catar verso

Taxa de euro para riyal catariano

A taxa de câmbio do Euro para o Rial do Catar não sofreu grandes variações nos últimos anos, mantendo-se no ambiente dos 4 Riais por Euro, acima ou abaixo. Na data desta atualização de postagem (13 de julho de 2023), a taxa de câmbio do euro do riyal do Catar é de € 1 = 4,07 QAR.

Taxa de câmbio euro para rial catarense 13 07 2023
Taxa de câmbio euro para rial catarense 13 07 2023

Como você pode ver, desde o final de 2021, que atingiu seu pico, a taxa de câmbio caiu continuamente até meados de 2022. Hoje permanece estável em 4 riais por euro.

Mas lembre-se de que este gráfico representa o valor da “moeda” riyal em relação ao euro, e não o valor das notas, que é menor.

De facto, nas casas de câmbio de divisas em Portugal pode-se comprar riais do Catar hoje a uma taxa de câmbio de cerca de 3,75 riais por cada euro no Cambiator (3,40 no aeroporto). Nada a ver com o câmbio de euro para riyal (4,06 riyals por euro).

Portanto, quando você vir esses valores no Google e em outros conversores de moeda com seu celular, lembre-se disso:

-Este é um preço não confiável. Ou seja, se você clicar no link “Isenção de responsabilidade”, receberá este aviso do Google Finance: “O Google não pode garantir a precisão das taxas de câmbio exibidas. Confirme as taxas atuais antes de fazer uma transação que possa ser afetada por mudanças nas taxas de câmbio. ”

-Essas taxas que você vê são geralmente preços de atacado da moeda Riyal do Catar em relação à moeda Euro (moeda e papel-moeda não são os mesmos);

-Esta taxa só pode ser acessada por bancos. Ou seja, é impossível obtê-lo como particular

Se você precisar de notas de riyal, terá que passar pelo mercado de notas de varejo (banco ou provedor de moeda). Este mercado significa que os riais do Catar tiveram que ser “transportados” por alguém para você aproveitá-los (ou comprados de turistas ou profissionais do Catar que passaram por Portugal anteriormente).

Ou seja, a movimentação de notas de um lugar para outro tem custos logísticos que encarecerão o preço de venda (taxa de câmbio que será aplicada a você pelo vendedor).

O riyal do Catar é uma moeda muito escassa em Portugal, pelo que não é fácil encontrá-la à venda. Por isso, é bom antecipar a compra e fazer o pedido online para conseguir um preço melhor.

Onde trocar riais do Catar em Portugal

Em Portugal, você pode comprar ou vender riais do Catar em proveedores de câmbio (“casas de câmbio” ou “agências de câmbio”), bancos e aeroportos (Unicâmbio).

As diferenças entre comparar preços ou não fazê-lo são incríveis. Por exemplo, por 1000 euros a melhor agência de cambio de moeda no Cambiator daria-lhe hoje 3.750 riais enquanto o seu banco, com a comissão de 3% que aplicará ao valor anterior (30 euros), 3.435 riais. Ou seja, 275 riais a menos.

É por isso que é importante evitar esses lugares, como bancos e algunas casas de câmbio abusivas em aeroportos e centros de cidades, onde eles cobram comissões, bem como uma “margem”.

Nenhum des provedores de moeda que colaboram com o Cambiator cobra comissões e também têm preços muito competitivos.

Taxa de câmbio do Euro para o Riyal do Catar hoje

Para descobrir a melhor taxa de câmbio de Euro para Riyal do Catar hoje, em Portugal, experimente nosso comparador de câmbio simples:

  • Troque euros por riais do Catar (EUR-QAR)
  • Troque Riais do Catar para Euros (QAR-EUR)

Sin comentarios

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *