O dólar (dólar americano) é a moeda oficial dos Estados Unidos da América desde 1792. Essa moeda é representada pelo símbolo $ e é dividida em 100 centavos ou centavos, representada pelo símbolo ¢. O código ISO 4217 para o dólar americano é USD.
À data desta atualização, por um euro dão-lhe 0,96 dólares no mercado cambial.
Países que usam o dólar
O dólar é a moeda de maior circulação no mundo.
Países como o Equador adotaram o dólar como moeda nacional para combater as flutuações de suas moedas locais (o sucre no Equador). Outro país latino que usa o dólar é El Salvador.
O dólar proporciona tanta estabilidade em países com problemas econômicos que as economias em moeda local são imediatamente convertidas em dólares americanos como moeda de refúgio não exposta a desvalorizações repentinas.
Além disso, muitos outros países criaram suas próprias notas a partir do dólar americano, como: dólar australiano, dólar canadense, dólar de Hong Kong ou dólar da Nova Zelândia.
Origens do dólar americano
Nasceu quando em uma viagem a Londres em 1751, Benjamin Franklin pediu ao parlamento da metrópole permissão para cunhar sua própria moeda. Diante da recusa dos ingleses, conta-se que Franklin comprou uma tipografia que deu origem aos “continentais” pouco antes da independência dos ingleses.
Em 1792, o secretário do Tesouro do governo de George Washington, Alexander Hamilton, tomou como base o real de oito espanhóis (os americanos o chamavam de “dólar espanhol”), a moeda mais difundida no mundo naquela época (era a moeda oficial do estado da Virgínia).
A medida foi assinada em 2 de abril de 1792 na Lei da Moeda (Coinage Act), uma lei que estabelece uma casa da moeda e regula as moedas dos Estados Unidos.) aprovada pelo Congresso. Ele reconhece a criação da Casa da Moeda dos Estados Unidos (la United States Mint), responsável pela cunhagem de moeda (o US Bureau of Engraving and Printing (BEP) é responsável pelas notas). No início de sua jornada, o valor do dólar era cotado em prata.
Depois o fez em ouro a partir de 1944, quando nos acordos internacionais de Bretton Woods foi acordado vincular o valor das moedas mundiais ao do dólar americano. Mas enquanto o Federal Reserve dos EUA mantivesse o dólar atrelado ao preço do ouro.
O padrão-ouro morreu em 1971, dando lugar ao atual padrão de papel. Ou seja, hoje o dólar, como o resto das moedas que circulam, nada mais é do que um valor fiduciário (moeda ou moeda fiduciária).
Os portadores “acreditam” no apoio que cada nota que manuseamos na carteira tem, mesmo que o próprio papel não valha mais do que alguns centavos para ser produzido.
Notas de dólar
Como vimos, qualquer nota de dólar é impressa pelo BEP (conhecido como “notas do Federal Reserve”), que possui dois centros de produção em Washington DC e Fort Worth, Texas. No site de BEP você pode ver todas as denominações atualmente em circulação. Hoje existem notas de dólar com as seguintes denominações:
- 1 dólar,
- 2 dólares (bastante escassos)
- 5 dólares
- 10 dólares
- 20 dólares
- 50 dólares e
- 100 dólares.
Também existem notas de $ 2, mas são escassas. Notas de valor superior a 100 dólares também são escassas. Em 14 de julho de 1969, o Departamento do Tesouro e o Federal Reserve System anunciaram que as notas de $ 500, $ 1.000, $ 5.000 e $ 10.000 seriam descontinuadas imediatamente devido ao desuso. Embora tenham sido publicados até 1969, foram impressos pela última vez em 1945.
Partes de uma nota de dólar
As partes de uma nota de dólar são estas:
Nota de 1 dólar
A nota de dólar (1 USD / 1 $) é a de menor valor mas a de maior tiragem. Para se ter uma ideia de sua circulação pelo mundo, 45% das cédulas impressas pelo BEP são de um dólar.
Desde sua primeira impressão em 1963 (embora o desenho original seja de 1862), o desenho, com o retrato de George Washington na frente e o Grande Selo no verso, não mudou.
George Washington (1732-1799) foi o primeiro presidente dos Estados Unidos (1789-1797) e comandante-em-chefe do Exército Continental revolucionário na Guerra Revolucionária. Ele é considerado o pai do país.
Nota de 2 dólares
A nota de dois dólares está em rara circulação. Começou a imprimir em 1869 e traz o retrato de Thomas Jefferson, terceiro presidente dos Estados Unidos da América (1801-1809), considerado um dos pais fundadores da nação.
E a mais atual é de 2013. No verso há uma vinheta com a Declaração de Independência dos Estados Unidos de 4 de julho de 1776 (A declaração unânime dos treze Estados Unidos da América). Jefferson foi o principal autor da Declaração de Independência dos Estados Unidos de 1776.
Nota de 5 dólares
A nota de 5 dólares apresenta o retrato de Abraham Lincoln, um político e advogado americano. Lincoln foi o 16º presidente dos Estados Unidos da América de 4 de março de 1861 até seu assassinato em 15 de abril de 1865.
Nota de 10 dólares
A nota de US$ 10 apresenta o retrato de Alexander Hamilton (1757-1804), um dos pais fundadores dos Estados Unidos. Foi economista, estadista, político, escritor e advogado, e o primeiro secretário do Tesouro dos Estados Unidos.
Nota de 20 dólares
Esta nota de $ 20 apresenta o retrato de Andrew Jackson (1767-1845), um estadista e o sétimo presidente dos Estados Unidos.
Nota de 50 dólares
Esta nota de $ 50 apresenta o retrato de Ulysses S. Grant (1822-1885), um comandante geral do Exército dos Estados Unidos no final da Guerra Civil e o 18º Presidente dos Estados Unidos.
Nota de 100 dólares
Esta cédula apresenta o rosto de Benjamin Franklin (1706-1790), um político, cientista e inventor americano. Ele é considerado um dos fundadores dos Estados Unidos.
Moedas dolar
A agência responsável pela produção de moedas é a Casa da Moeda dos Estados Unidos. As moedas do dólar (expressas em centavos ou centavos) são as seguintes: 1 centavo, 5, 10 e 25 centavos.
Moedas de 50 centavos e moedas de 1 dólar também são raras. Os nomes das moedas de dólar aprovadas em 1792 foram:
- Penny Centavo
- nickel
- Dime
- Quarter
- Halfdollar
Países que usam o dólar americano
O dólar é a moeda dos Estados Unidos. Mas talvez você não saiba que também é a moeda adotada por muitos outros países. Em outras palavras, esses países também emitem notas de dólar para a estabilidade monetária que introduz seu valor em relação a outras moedas locais menos estáveis.
Esse fenômeno de adoção é conhecido como “dolarização” e os países que o adotaram são: Equador, El Salvador, Ilhas Marshall, Micronésia, Palau, Ilhas Turks e Caicos (antiga jamaicana), Ilhas Virgens Britânicas (colônia britânica ultramarina a leste de Porto Rico), Timor Leste ou Zimbábue. Os dois primeiros desde 2000.
Por exemplo, a antiga moeda do Equador, o sucre, foi suplantada pelo dólar americano em 9 de janeiro de 2000 a uma taxa de câmbio de 25.000 sucres por dólar. Em El Salvador, algo semelhante também aconteceu quando o colón (código SVC, criado em 1892) foi gradualmente desaparecendo de circulação no país a partir de 2001.
Em todos esses casos, a dolarização implica o reconhecimento do fracasso da política monetária local em submeter-se à estabilidade do a política monetária do banco central norte-americano, o Federal Reserve (FED).
Taxa de câmbio do euro para o dólar
A taxa de câmbio do euro em relação ao dólar flutua o tempo todo e geralmente está em torno da paridade. Se você pesquisar no Google por “taxa de euro para dólar”, encontrará dezenas de sites que oferecem essa “taxa” do dia.
Mesmo com as taxas do Google Finance. Algo assim (taxas dos últimos 5 anos a partir de 3 de setembro de 2022):
Como você pode ver, a taxa de câmbio no ano passado oscilou entre 1,10 e 1,21 dólares por euro (euro fraco nos últimos meses). Mas lembre-se que este gráfico representa o valor da “moeda” dólar frente ao euro, e não o valor do dinheiro da viagem, que é menor (pior). Mas tenha isso em mente:
-Esta taxa é um preço de atacado da moeda dólar contra a moeda euro (moeda e dinheiro de viagem não são a mesma coisa);
-Esta taxa só pode ser obtida pelos bancos entre si, ou seja, é impossível obtê-la como pessoa física. Se você precisar de dólares em notas, terá que passar pelo mercado varejista (banco ou fornecedor de moeda). Este mercado significa que os dólares tiveram que ser “transportados” por alguém para que você possa aproveitá-los.
-O dólar é uma moeda muito comum e abundante em Portugal, pelo que é fácil encontrá-la disponível (está sempre disponível para venda), uma vez que os fornecedores de divisas recebem turistas que utilizam a moeda americana para trocá-la por euros quando nos visitam.
Portanto, os fornecedores de moeda e os bancos têm estoques abundantes e vendem a moeda a taxas de câmbio razoáveis. Mas nunca concorde em pagar uma comissão pela troca de moeda, além de uma margem já incluída na taxa de câmbio aplicada a você.
Onde trocar dólares americanos
O local mais popular para trocar dólares em Portugal são os fornecedores de moeda de rua. Bancos e fornecedores no aeroporto são muito mais caros. Também poderia ser feito em particular, claro, mas não vale a pena porque, como Portugal é um país que recebe milhões de turistas por ano, não há problemas de oferta de dólares.
No entanto, os lugares menos recomendados para trocar euros por dólares são aeroportos e qualquer negócio que cobra uma comissão além de uma “margem de câmbio” (diferença entre o preço pelo qual a moeda foi paga e o preço pelo qual foi paga a você ). vende).
Taxa de câmbio do euro para o dólar hoje
Para saber a taxa de câmbio euro-dólar hoje em Portugal, a melhor coisa que pode fazer é usar o nosso comparador de moedas.
- Compre dólares com euros (EUR-USD)
- Venda seus dólares em troca de euros (USD-EUR)
4 Comentarios
4 Replies to “El dólar (USD)”