A moeda legal nos Emirados Árabes Unidos (EAU) é o dirham dos Emirados Árabes Unidos, o dirham dos Emirados ou o dirame dos Emirados. O código ISO 4217 para dirhams é AED. Você também pode encontrá-lo em sua forma abreviada como Dhs ou simplesmente DH. O dirham dos Emirados Árabes Unidos é dividido em 100 fils.
Na data desta atualização post (14 de junho de 2023), a equivalência da moeda dirham em relação ao euro é:
- 1 euro = 3,97 dirhams AED
- 1 dirham = 0,36 euros
A moeda de Dubai e 6 outros Emirados
Os Emirados Árabes Unidos (Dawlat Al-Imārāt al-‘Arabīya al-Muttaḥida) é um país do Oriente Médio localizado na Península Arábica.
Tem uma população de cerca de 9,5 milhões e é composta por uma federação de sete emirados: Abu Dhabi, Ajman, Dubai, Fujairah, Ras al-Khaimah, Sarjah e Umm al-Qaywayn.
Os Emirados Árabes Unidos fazem fronteira com Omã a sudeste, com o Golfo Pérsico ao norte e com a Arábia Saudita ao sul e a oeste. Aqui está um mapa dos Emirados onde você pode ver a localização dos sete Emirados Árabes Unidos.
A principal atividade geradora de riqueza nos Emirados é o petróleo. Isso coloca o país no número 30 do mundo por PIB. O nome Dirham é atribuído à palavra de origem grega Drachmae, que significa “punhado” ou “abundância”.
E curiosamente, este é o mesmo nome adotado pela moeda marroquina (dirham marroquino), embora com um sobrenome diferente.
História do dirham dos Emirados Árabes Unidos
Assentamentos na região árabe são documentados desde a Idade do Bronze. Mais tarde, no século VII dC. O Islão chegou e durante o século XVI o território caiu sob a influência das potências coloniais europeias devido à sua importância estratégica entre a Europa e o Oriente. Eventualmente, o território caiu sob domínio e influência britânica.
Após o fim do protetorado do Reino Unido em dezembro de 1971, seis xeques formaram a união de seus emirados assinando a Constituição de 1971, à qual Ras al-Khaimah se juntou alguns meses depois. Após sua união, cada emirado mantém considerável autonomia política, judicial e econômica dos outros. Mas a moeda usada pelos 7 emirados é comum, o dirham dos Emirados Árabes Unidos.
O dirham dos Emirados Árabes Unidos foi introduzido como moeda legal do país em 1973, substituindo o riyal do Catar, que desde 1966 circulava em todos os emirados do Golfo Pérsico, exceto no emirado de Abu Dhabi, onde o dirham foi substituído por dinares do Bahrein . Antes daquele ano, a rupia do Golfo era a moeda comum de todos os emirados.
Tanto Dubai quanto o Catar estavam usando o rial saudita durante a transição da rupia do Golfo para o rial do Catar. De acordo com os Direitos Especiais de Saque do Fundo Monetário Internacional, o valor do dirham dos Emirados Árabes Unidos foi fixado em 1978, embora na realidade seja fixado em dólares americanos. A taxa de câmbio estabelecida desde 1997 é de aproximadamente 1 dólar americano = 3,6725 dirhams dos Emirados Árabes Unidos.
Como curiosidades sobre o dirham, refira-se que em 2006 foi detectada uma grande fraude em que os pesos filipinos, semelhantes em tamanho aos dirhams mas com um valor muito inferior (um peso filipino equivale a oito fils em vez de 100 fils), estavam sendo usados ilegalmente dentro do país em vending machines.
Fraudes semelhantes também foram detectadas envolvendo um dirham marroquino, 5 rúpias paquistanesas e moedas australianas de 10 centavos. Além disso, o primeiro desenho das notas do dirham foi feito em Londres, que foi então transferido para o Banco Nacional de Abu Dhabi para impressão.
Moedas de dirhams dos Emirados Árabes Unidos
Em 1973, moedas de 1 dirham dos Emirados Árabes Unidos e 50, 25, 10, 5 e 1 fils foram cunhadas. As de 10, 5 e 1 fils foram cunhadas em bronze, enquanto as demais moedas foram cunhadas na liga de cobre e níquel chamada cuproníquel. As moedas fracionárias tinham a mesma composição e o mesmo tamanho que o rial do Catar.
As moedas de 10, 5 e 1 fils e 1 dirham dos Emirados Árabes Unidos foram reduzidas em 1995. As de 50 fils, além de reduzirem seu tamanho, também passaram a ser cunhadas em formato heptagonal. Desde 1976, várias moedas comemorativas foram cunhadas representando reis e xeques dos Emirados Árabes Unidos e comemorando diferentes eventos. Seus diâmetros variam de 15 a 27 mm. e seu peso entre 1,5 e 7,6 gramas.
O Banco Central dos Emirados Árabes Unidos (CBUAE) é a instituição estatal responsável pela gestão e política monetária nos Emirados, bem como pela supervisão bancária.
Foi estabelecido em 19 de maio de 1973 sob o nome de “Conselho de Moeda dos Emirados Árabes Unidos”. Em seu site, você pode ver uma seção dedicada a notas e moedas de dirham.
Notas de dirham dos Emirados Árabes Unidos
O Conselho Monetário dos Emirados Árabes Unidos introduziu em 1973 notas de 1.000, 100, 50, 10, 5 e 1 dirhams. Em 1982, foi introduzida uma nova série de papel-moeda que eliminou as notas de 1.000 e 1 dirham. Um ano depois, 500 notas de dirham foram colocadas em circulação e, em 1989, 200 notas de dirham.
Com o início do milênio, as notas de 1.000 dirhams foram introduzidas novamente. As notas apresentam números ocidentais e textos em inglês em seus versos, enquanto seus anversos apresentam textos e números em árabe.
Em 2021 e 2022, foi lançada uma nova série de cédulas de polímero (imagens que apresentamos a seguir) para as notas de 5, 10 e 50 dirhams, que coexiste com a anterior série 2014-2015.
Estas são as denominações atuais nas diferentes notas: 5, 10, 20, 50, 100, 200, 500, 1000 e 2000 AED.
Nota de 5 dirhams dos Emirados Árabes Unidos
Sua cor predominante é o laranja/rosa. O seu valor equivalente em euros nas agências de câmbio em Portugal, em junho de 2023, seria de 1,14 euros.
Nota de 10 dirhams dos Emirados Árabes Unidos
Sua cor predominante é o verde. Seria equivalente a cerca de 2,30 euros nas casas agências de câmbio em Portugal, em junho de 2023.
Nota de 20 dirhams dos Emirados Árabes Unidos
A sua cor predominante é o azul e existem duas versões semelhantes em design e padrões em vigor, a de 1997 e a de 2015.
O seu valor de troca é de cerca de 5,2 euros em divisas em Portugal, em junho de 2023. Nota de 50 dirhams dos Emirados Árabes Unidos
Nota de 50 dirhams dos Emirados Árabes Unidos
De cor predominantemente púrpura, equivaleria a cerca de 11,40 euros nas agências de câmbio de divisas em Portugal, em junho de 2023.
Nota de 100 dirhams dos Emirados Árabes Unidos
A sua cor é o rosa, o seu ano de edição 2015 e o seu valor de troca em casas de câmbio em Portugal, em junho de 2023, de cerca de 22,80 euros.
Nota de 200 dirhams dos Emirados Árabes Unidos
É uma nota verde e castanha e há séries de 1989, 2004 e 2016. O seu valor equivaleria a cerca de 45 euros nas agências de câmbio de moeda em Portugal, em junho de 2023.
Nota de 500 dirhams dos Emirados Árabes Unidos
É predominantemente azul e hoje equivaleria a cerca de 114 euros a mudança em agências de câmbio de divisas em Portugal, em junho de 2023.
Nota de 1.000 dirhams dos Emirados Árabes Unidos
Em tons de verde e azul, há séries de 1976, 1998 e 2015. Aqui está a versão mais recente:
O seu valor seria de aproximadamente 228 euros nas casas de câmbio em Portugal, em junho de 2023.
Taxa de câmbio do euro para o dirham dos Emirados Árabes Unidos hoje
A partir de hoje (14 de junho de 2023), a moeda do euro tem um valor de troca de 3,97 dirhams por euro e um dirham dos Emirados Árabes Unidos é trocado por 0,36 euros.
Como você pode ver, a variação nos últimos anos oscilou entre 3,6 e 4,5 dirhams por euro. Mas lembre-se de que este gráfico representa o valor da “moeda” dirham dos Emirados Árabes Unidos em relação ao euro, e não o papel-moeda real mais baixo (as notas que nós, turistas, usamos quando viajamos). De facto, nas agências de câmbio de divisas em Portugal pode comprar dirhams a uma taxa de câmbio de cerca de 3,63 AED por cada euro (2,69 AED por euro em qualquer aeroporto português). Nada a ver com o câmbio de euro para dirham no gráfico. Portanto, quando você vir esses valores no Google e em outros conversores de moeda com seu celular, lembre-se disso:
-Esta é uma taxa não oficial e, portanto, não confiável. Em outras palavras, se você clicar no link “Isenção de responsabilidade”, receberá este aviso do Google Finance: “O Google não pode garantir a precisão das taxas de câmbio exibidas. Confirme as taxas atuais antes de fazer uma transação que possa ser afetada por alterações no câmbio cotações.”
-Essas taxas que você vê no seu celular enquanto realiza uma pesquisa no Google são geralmente preços de atacado da moeda dirham em relação à moeda do euro (moeda e papel-moeda não são a mesma coisa);
-Esta taxa só pode ser obtida pelos bancos entre si (mercado interbancário), ou seja, é impossível obtê-la como pessoa física.
Se você precisar de dirhams em notas, terá que passar pelo mercado varejista de notas (banco ou casa de câmbio de moeda). Este mercado significa que os AED tiveram de ser “transportados” por alguém para os poder usufruir (ou adquiridos a viajantes dos Emirados, que passaram anteriormente por Portugal).
Ou seja, transportar as cédulas de um lugar para outro tem custos logísticos que encarecerão o preço de venda delas (a taxa de câmbio que será aplicada por quem as vender para você).
O dirham não é uma moeda/moeda muito abundante em Portugal. Por este motivo não é fácil encontrá-lo disponível para venda em agências de câmbio. Por isso, é bom antecipar a compra e encomendá-los online para obter um melhor preço.
Onde trocar dirhams dos Emirados Árabes Unidos por euros
Em Portugal
Os 3 lugares mais populares para trocar dirhams (AED) em Portugal são bancos, as agências de câmbio de moeda e aeroporto.
Deles, o local menos recomendado para comprar ou vender é o aeroporto e qualquer negócio que cobra uma comissão além de uma “margem de câmbio” (diferença entre o preço pelo qual você pagou a moeda e o preço pelo qual ela é vendida para você).
Em outras palavras, praticamente os bancos e algunas casas de câmbio, se você mudar pessoalmente sem antes passar pelo site deles para fazer uma reserva de dinheiro online, cobrarão de você entre 2,5 e 3% de comissão adicional quando você trocar com eles.
Portanto, a melhor ideia se você quiser trocar euros por dirhams dos Emirados Árabes Unidos é usar nosso comparador de moedas, seja para comprar dirhams (EUR-AED) ou se quiser trocar dirhams por euros (AED-EUR).
Nos Emirados Árabes Unidos
Para pequenas quantias, você pode ir aos balçoes des agências de câmbio como UAE Exchange, Al Rostamani ou Al Ansari. Mas não aconselhamos que você mude nos aeroportos dos Emirados.
Sin comentarios