O dinar tunisino é a moeda com curso legal na Tunísia. Seu código ISO 4217 é TND. O dinar tunisino está subdividido em 1.000 milímetros.
A Tunísia é um dos dez estados do mundo cuja moeda nacional partilha a denominação do dinar, que é amplamente utilizado no mundo árabe (Bahrein, Kuwait, Argélia e Jordânia).
Isto é semelhante ao que acontece com os “pesos” em países latinos como México, Chile, Argentina, Uruguai, Colômbia, Dominicanos, etc. e nas Filipinas, todos eles com influência colonial espanhola.
Em 5 de outubro de 2023, a equivalência desta moeda em relação ao euro é:
- 1 euro = 3,35 TND.
- 1 dinar tunisino = 0,30 euros
História do dinar tunisino
A palavra dinar vem do denário romano (denários singulares), que nos tempos antigos também era usado como moeda na província romana da África. Isto é, na Tunísia moderna, então conhecida como o “celeiro de Roma” pelas suas vastas extensões de cereais. Além disso, de denário também temos a palavra “dinheiro”.
O dinar moderno foi introduzido no país em 1960, 4 anos após a sua independência em 1956, substituindo o franco tunisino, que tinha sido a moeda com curso legal durante o período colonial francês. Naquela época foi estabelecida a taxa de 1.000 francos tunisinos = 1 dinar.
Ao contrário de outros países da região, a Tunísia tem historicamente tido uma taxa de inflação muito baixa, o que contribuiu para a estabilidade da sua moeda. As razões devem ser procuradas na estabilidade política tradicional do país (interrompida em 2010-2011 pela chamada Primavera Árabe) e na proibição de levar moeda local para fora do país.
O Banco Central da Tunísia, fundado em 1960, é o único órgão autorizado a emitir moedas e notas de dinar tunisiano.
Moedas de dinares tunisinos
Atualmente existem moedas de dinares jordanianos com os seguintes valores (denominações) em dinares e seus cêntimos (milimes):
- Moedas milimetradas: 5, 10, 20, 50, 100 e 200.
- Moedas de dinares: ½, 1, 2 e 5.
As antigas moedas de 1 e 2 milímetros estão agora fora de circulação devido ao seu baixo valor. Por outro lado, o alumínio de 5 milímetros ainda tem curso legal, embora seja escasso no tráfego comercial diário do país.
O desenho das moedas de 10, 20, 50, 100 e 200 milímetros segue o mesmo padrão: são todas de ouro, o material utilizado para sua cunhagem é o latão (exceto a de 200 milímetros, que é feita de uma liga de cobre e zinco) .
Apresentam o valor nominal no anverso e o ano de cunhagem aparece no verso junto com uma legenda escrita em escrita cuneiforme.
Já as moedas de dinar são de prata e feitas de liga de cuproníquel. As primeiras moedas de ½ e 1 dinar tunisino foram emitidas em 1990, introduzindo um novo desenho no reverso, onde aparece o brasão nacional.
Moeda de 1 dinar tunisiano
O valor equivalente desta moeda de 1 dinar ao câmbio, em euros, em Portugal, em outubro de 2023 seria de 0,28 euros.
Moeda de 2 dinares tunisianos
A moeda de 2 dinares também tem um aspecto relativamente recente: tem uma forma arredondada mas na realidade é composta por 13 faces planas e no seu verso aparece a imagem de uma árvore.
O valor equivalente desta moeda de 2 dinares ao câmbio, em euros, em Portugal, em outubro de 2023 seria de 0,56 euros.
Moeda de 5 dinares tunisianos
Por fim, devemos destacar a moeda de maior valor (a moeda de 5 dinares), que é bimetálica: o anel externo é de latão e o disco central é de cuproníquel.
O valor equivalente desta moeda de 5 dinares ao câmbio, em euros, em Portugal, em outubro de 2023 seria de 1,41 euros.
Notas de dinar tunisino
A atual série de notas de dinar tunisino foi emitida entre 2011 e 2017. As notas da série anterior, emitidas na década de 1990, continuam válidas, embora estejam a ser progressivamente substituídas pelas novas, principalmente por conterem propaganda política do golpe. de Estado de 7 de novembro de 1987.
Os valores atuais das notas de dinar tunisino são os seguintes: 5, 10, 20, 30 e 50 (embora a nota de 30 dinares seja uma raridade). No anverso das notas de dinar tunisino estão representadas figuras proeminentes da história da Tunísia desde a antiguidade, enquanto o reverso é dedicado aos monumentos e sítios naturais do país.
Nota de 5 dinar tunisiano
Esta nota verde-clara evoca o glorioso passado cartaginês da Tunísia. No anverso aparece a efígie de Aníbal (247-184 a.C.) e uma recriação do antigo porto de Cartago.
Alguns antigos navios cartagineses decoram o reverso.
O valor equivalente desta nota de 5 dinares ao câmbio, em euros, em Portugal, em outubro de 2023 seria de 1,41 euros.
Nota de 10 dinar tunisiano
A nota azul de 10 dinares apresenta no anverso a figura do poeta Aboul Kacem Echebbi (1909-1934), enquanto no verso está representada a madrasa El Bachia, construída na cidade de Túnis no século XVIII.
O valor equivalente a esta nota de 10 dinares ao câmbio, em euros, em Portugal, em outubro de 2023 seria de 2,82 euros.
Nota de 20 dinares tunisinos
Farhat Hached, histórico líder sindical tunisiano, é o protagonista do anverso desta nota; O inverso é para o Anfiteatro El Jem, um dos edifícios romanos mais importantes e mais bem preservados do Norte de África.
Este é o seu reverso
Esta nota é vermelha e o seu valor de câmbio, em euros, em Portugal, em outubro de 2023 seria de 5,58 euros.
Nota de 30 dinares tunisinos
Esta é uma verdadeira peculiaridade tunisina, uma vez que não é comum encontrar notas com este valor facial em quase todos os países. A cor escolhida para a nota de 30 dinares é laranja. No seu anverso aparece a Cidade das Ciências da Tunísia.
Nota de 50 dinares tunisinos
A nota de maior valor nominal emitida pelo Banco Central da Tunísia é verde escura. Apresenta no anverso a efígie do poeta histórico tunisiano Ibn Rachik (999-1064).
O reverso mostra uma imagem da Place du Government de Túnis, capital do país. O valor equivalente a esta nota de 50 dinares ao câmbio, em euros, em Portugal, em outubro de 2023 seria de 13,95 euros.
Taxa de câmbio Euro para Dinar tunisino
A taxa de câmbio do euro face ao dinar tunisino é relativamente estável, quase não sujeita a ligeiras flutuações. Se você pesquisar no Google por “taxa de câmbio do dinar euro-tunisiano”, encontrará dezenas de sites chamados “conversores de moeda” (XE, Oanda, Wise, etc.) que oferecem uma “taxa” do dia.
Você também verá este gráfico com os preços desse par de moedas do Google Finance. Algo assim (5 de outubro de 2023):
Como podem ver, a taxa de câmbio nos últimos cinco anos tem vindo a cair desde a sua posição mais alta em 2019, com altos e baixos devido à crise pandémica, subindo desde o final de 2022 até aos actuais 3,35 dinares por euro.
Mas há que ter em conta que este gráfico representa o valor da “moeda” do dinar tunisino face ao euro, e não o da moeda real em notas que os turistas levam connosco numa viagem à Tunísia, que é mais baixo.
Na verdade, nas casas de câmbio de moeda em Portugal você pode comprar dinares tunisinos a uma taxa de câmbio em outubro de 2023 de cerca de 2,81 TND por cada euro que o Cambiator lhe dá até 2,28 dinares por euro que você receberá em qualquer aeroporto português (Unicâmbio). Nada a ver com o câmbio do euro para o dinar tunisino hoje de 3,35 dinares por euro.
Portanto, ao ver esses valores no Google e em outros conversores de moeda com seu celular, você deve ter em mente o seguinte:
-Esta é uma taxa não oficial e, portanto, não confiável. Ou seja, se você clicar no link “Isenção de responsabilidade”, receberá este aviso do Google Finance: “O Google não pode garantir a precisão das taxas de câmbio exibidas. Por favor, confirme as taxas atuais antes de realizar uma transação que possa ser afetada por alterações nas taxas de câmbio.”
-Essas taxas que você vê são geralmente preços de atacado do dinar tunisino em relação ao euro (moeda e notas não são iguais).
-Essas taxas só podem ser obtidas entre bancos, ou seja, é impossível obtê-las como pessoa física.
Se precisar de dinares tunisinos em notas, terá que passar pelo mercado de varejo de notas (banco ou casa de câmbio de moeda). Isto significa que os dinares tiveram que ser “transportados” por alguém para que você os desfrutasse (ou adquiridos de viajantes da Tunísia que passaram por Portugal anteriormente).
Ou seja, mover notas de dinar de um lugar para outro tem custos logísticos que tornarão o seu preço de venda (a taxa de câmbio que aplica quem as vende) mais caro. Porque o governo tunisino proíbe a saída do país com a sua moeda nacional, o dinar tunisino é uma moeda muito difícil de obter em Portugal.
Devido à sua escassez, as suas taxas são muito mais caras em Portugal do que na Tunísia. Se decidir comprar dinares em Portugal, é bom antecipar a compra e encomendá-los online para obter um preço melhor.
Onde trocar dinares tunisinos em Portugal
Os três locais mais populares para trocar dinares tunisinos em Portugal são bancos, agências de câmbio de rua e casas de câmbio nos aeroportos. Deles, o local menos recomendado para comprar é o aeroporto por serem caros e os bancos, pois cobram uma comissão entre 1,5 e 3% além de uma “margem de câmbio” (diferença entre o preço pelo qual ele pagou a moeda e o preço pelo qual ele a vendeu para você).
Ou seja, se for com 1000 euros ao seu banco só vai realmente trocar 970 euros por dinares, pois ficarão com uma taxa de gestão de 30 euros. Isso significa que o câmbio geralmente não é interessante no seu banco, embora seja para isso que serve o Cambiator, para mostrar as taxas com que a moeda estrangeira é vendida e comprada diariamente.
Além disso, existem casas de câmbio que cobram uma comissão se você trocar pessoalmente. Mas as agências que colaboram com a Cambiator não cobram comissão, eles igualam as taxas entre si e oferecem uma melhor taxa de câmbio.
Taxa de câmbio de euro para dinar tunisino hoje em Portugal
Para saber a taxa de câmbio do euro para o dinar tunisino em Portugal, a melhor coisa que pode fazer é utilizar o nosso comparador de moedas.
- Trocar euros em dinares tunisinos (EUR-TND)
- Trocar dinares tunisinos em euros (TND-EUR)
Sin comentarios