Dinar jordaniano (JOD)

O dinar jordaniano é a moeda com curso legal na Jordânia, embora também seja usado como moeda no território palestino da Cisjordânia. Seu código ISO 4217 é JOD e seu símbolo JD.

A Jordânia (oficialmente Reino Hachemita da Jordânia) é um dos dez estados do mundo cuja moeda nacional recebe esta denominação, dinar, muito difundida no mundo árabe.

A palavra “dinar” vem do latim “denário” (dinheiro), uma moeda usada na Roma Antiga. Outros países onde a moeda é conhecida como dinar são: Bahrein, Kuwait, Argélia ou Tunísia.

O dinar jordaniano é subdividido em 10 dirhams, 100 qirsh (ou piastras) ou 1.000 fils. Em outubro de 2023, a equivalência da moeda dinar jordaniano em relação ao euro (tenha cuidado, estamos falando de moeda, não de notas) é:

  • 1 euro = 0,76 JOD
  • 1 dinar jordaniano = 1,32 euros.

História do dinar

A história do dinar jordaniano começa com o nascimento do moderno estado da Jordânia, que em maio de 1946 se tornou um estado soberano e independente com o nome inicial de Reino Hachemita da Transjordânia.

Uma das primeiras medidas do primeiro governo jordaniano foi a criação de uma moeda própria: o dinar jordaniano, que substituiu a libra palestina a partir de setembro de 1950.

Em 1964, foi criado o Banco Central da Jordânia, com sede na capital Amã, único órgão do reino autorizado a emitir moedas e notas de dinar jordaniano.

Moedas de dinar jordaniano

Atualmente existem moedas de dinar jordaniano com os seguintes valores:

  • Moedas Qirsh ou piastra: ½, 1, 2½, 5, 10.
  • Moedas de dinar jordaniano: ¼, ½, 1.

As antigas moedas fils estão atualmente fora de circulação. A fim de racionalizar o sistema fracionário, moedas qirsh com valores menores foram criadas nas décadas de 1980 e 1990 para substituir os fils. A moeda de menor valor (1/2 qirsh) equivale a 5 fils.

Moedas de dinar jordaniano
Moedas de dinar jordaniano

A efígie do monarca aparece no anverso de todas as moedas jordanianas. Nas moedas emitidas até 1999 aparece a efígie do rei Hussein e, a partir dessa data, a do seu filho e sucessor Abdullah II.

O reverso apresenta um desenho muito simples que consiste no valor nominal da moeda em números e letras junto com uma inscrição que diz: “Reino Hachemita da Jordânia”. Ambos os textos são escritos em árabe e inglês.

O material usado para cunhar as moedas de ½ e 1 piastra ou qirsh é uma liga de cobre e zinco. O cuproníquel é usado para os valores 2½, 5 e 10 qirsh, enquanto para o restante é usada outra liga dourada de cobre, zinco e níquel.

A única exceção a esta regra é a moeda bimetálica de ½ dinar, popularmente chamada de nusf, com disco central de cuproníquel e anel externo de alumínio-bronze.

Notas de dinar jordaniano

A série atual de notas de dinar jordaniano, a quinta série, foi emitida em 2022. As denominações das notas de dinar jordaniano em circulação são atualmente as seguintes:

  • 1 dinar,
  • 5 dinares,
  • 10 dinares,
  • 20 dinares e
  • 50 dinares.

A antiga nota de ½ dinar deixou de ser emitida em 1999 e atualmente está fora de circulação. No anverso das notas estão representadas figuras proeminentes da história da Jordânia, enquanto o reverso é dedicado a temas relacionados com o património histórico, natural e cultural do país.

Nota de 1 dinar jordaniano

A figura central desta nota da quinta série (2022) é a de Husayn Ibn Ali (626-680), último Xarife de Meca e pai do primeiro rei da Jordânia. Ou seja, o fundador da dinastia Hachemita que atualmente governa o país.

Nota de 1 dinar jordaniano Anverso
Nota de 1 dinar jordaniano Anverso

No anverso há também uma alegoria da Grande Revolta Árabe contra o Império Otomano em 1916. Esta nota é de cor verde-amarela, medindo 133 × 74 mm. No verso mostra o Pintassilgo de Petra e Rum e um pássaro. O seu valor de troca ronda os 1,23 euros.

Nota de 1 dinar jordaniano Reverso
Nota de 1 dinar jordaniano Reverso

Nota de 5 dinares jordanianos

A nota laranja de 5 dinares da quinta edição (2022) apresenta no anverso a figura de Abdullah I, primeiro rei da Jordânia de 25 de maio de 1946 a 20 de julho de 1951, data em que morreu num atentado no Al- Mesquita de Aqsa em Jerusalém.

Abd Allah ou Abdullah teve dois filhos e quatro filhas. Ele foi sucedido no trono por seu filho Talal, mas seu reinado foi breve devido à sua esquizofrenia.

Nota de 5 dinares jordanianos Anverso
Nota de 5 dinares jordanianos Anverso

No verso da nota, que mede 137 × 74 mm, aparece a fachada do Palácio Ma’an, parte do Tesouro de Petra. O seu valor ao câmbio atual ronda os 6,15 euros.

Nota de 5 dinares jordanianos reverso
Nota de 5 dinares jordanianos reverso

Nota de 10 dinares jordanianos

Um breve monarca, Talal I, que reinou apenas um ano entre 1951 e 1952, é o protagonista do anverso desta nota. O filho primogênito de Abd Allah teve que abdicar devido à sua esquizofrenia e foi substituído no trono por seu irmão Husayn.

Nota de 10 dinares jordanianos Anverso
Nota de 10 dinares jordanianos Anverso

O inverso é para o Anfiteatro Romano em Amã. Esta nota é azul, mede 141×74 mm e o seu valor equivalente ronda os 12,30 euros.

Nota de 10 dinares jordanianos reverso
Nota de 10 dinares jordanianos reverso

Nota de 20 dinares jordanianos

A cor escolhida para a nota de 20 dinares (2009) é um azul esverdeado muito peculiar que a torna facilmente reconhecível. No anverso aparece o rei Husayn, que sucedeu a seu irmão Talal no trono da Jordânia em 11 de agosto de 1952 e reinou até 7 de fevereiro de 1999.

Nota de 20 dinares jordanianos Anverso
Nota de 20 dinares jordanianos Anverso

E no seu reverso aparece uma imagem da Cúpula da Rocha em Jerusalém. A nota mede 145 × 74 mm e o seu valor equivalente é de 24,60 euros.

Nota de 20 dinares jordanianos reverso
Nota de 20 dinares jordanianos reverso

Nota de 50 dinares jordanianos

Esta nota é a mais moderna de todas, pois foi colocada em circulação pela primeira vez com o lançamento da quarta série em 1999. O seu valor aproximado ao câmbio atual é de cerca de 63 euros.

Nota de 50 dinares jordanianos Anverso
Nota de 50 dinares jordanianos Anverso

É marrom, mede 149 × 74 mm e apresenta no anverso a efígie do atual rei hachemita da Jordânia Abdullah II (Abdallah II bin Al Hussein) desde 7 de fevereiro de 1999. O reverso mostra as formações rochosas de Wadi Rum, conhecidas como o Vale da Lua. O seu valor de troca é de 61,47 euros.

Nota de 50 dinares jordanianos reverso
Nota de 50 dinares jordanianos reverso

Taxa de câmbio de Euro para Dinar jordaniano

A taxa de câmbio do euro face ao dinar é relativamente estável, embora esteja sujeita a ligeiras flutuações. Se você pesquisar no Google por “taxa de câmbio de euro para dinar”, encontrará dezenas de sites como o Oanda (“conversores de moeda”) que oferecem uma “taxa” do dia.

Você também verá este gráfico com as taxas desse par de moedas do Google Finance. Algo assim (31 de outubro de 2023):

Taxa de câmbio euro Dinar jordaniano 31 de outubro de 2023
Taxa de câmbio euro Dinar jordaniano 31 de outubro de 2023

Como você pode ver, a taxa de câmbio nos últimos anos tem diminuído de 0,87 JOD para 0,69 JOD por euro. Mas há que ter em conta que este gráfico representa o valor da “moeda” do dinar jordano face ao euro, e não o das notas reais que utilizará como turista, que é inferior.

Na verdade, nas casas de câmbio de moeda em Portugal pode comprar hoje dinares JOD a uma taxa de câmbio de cerca de 0,67 JOD por euro na Cambiator ou 0,51 dinares por euro nos aeroportos (casa de câmbio de moeda Unicâmbio).

Nada a ver com o câmbio do dinar euro jordaniano. Portanto, ao ver esses valores no Google e em outros conversores de moeda com seu celular, você deve ter em mente o seguinte:

-Esta é uma taxa não oficial e, portanto, não confiável. Ou seja, se você clicar no link “Isenção de responsabilidade”, receberá este aviso do Google Finance: “O Google não pode garantir a precisão das taxas de câmbio exibidas. Por favor, confirme as taxas atuais antes de realizar uma transação que possa ser afetada por alterações nas taxas de câmbio.”

-Essas taxas que você vê são geralmente preços de atacado do dinar jordaniano em relação ao euro (a moeda e as notas não são iguais).

-Essa taxa só pode ser obtida entre bancos, ou seja, é impossível obtê-la como pessoa física.

Se precisar de dinares jordanianos em notas, você terá que passar pelo mercado de varejo de notas (banco ou agência de câmbio de moeda). Isto significa que os dinares tiveram que ser “transportados” por alguém para que você os desfrutasse (ou comprados de viajantes da Jordânia que passaram por Portugal anteriormente).

Além disso, mover notas de um local para outro tem custos logísticos que tornarão o seu preço de venda (a taxa de câmbio que aplica quem as vende) mais caro. E existe o risco de desvalorização ou valorização do estoque do dinar (risco cambial). O dinar jordano não é uma moeda muito abundante em Portugal.

Devido à sua escassez, o seu preço é mais caro em Portugal do que na Jordânia. Se decidir comprar dinares em Portugal, é bom antecipar a compra e encomendá-los online para obter um preço melhor.

Onde é melhor trocar dinares

Os três locais mais populares para trocar dinares da Jordânia em Portugal são os bancos, as casas de câmbio e o aeroporto. Deles, o lugar menos aconselhável para comprar é o aeroporto e, claro, os hotéis, e qualquer empresa que cobre uma comissão além de uma “margem de câmbio” (diferença entre o preço pelo qual você pagou a moeda e o preço que eles vendem isso para você).

Por seu lado, nenhum dos grandes bancos portugueses compra ou vende dinares jordanianos e, se o fizessem, cobrariam uma comissão fixa de 2,5 a 3% mais uma taxa de câmbio.

Euro para Dinar jordaniano taxa de câmbio de hoje

Para saber a taxa de câmbio do euro para o dinar e onde trocar a sua moeda, a melhor coisa que pode fazer é utilizar o nosso comparador de moedas.

  • Câmbio de euros por dinares jordanianos (EUR-JOD)
  • Câmbio de Dinares da Jordânia em Euros (JOD-EUR)

Sin comentarios

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *